top of page

Gira-Volei

​

O Gira-Volei é um jogo de iniciação à modalidade destinada aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, onde através do jogo simplificado (2×2) e utilização do passe faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens. O projecto foi inicializado em 1999 pela Federação Portuguesa de Voleibol, entidade máxima da modalidade no país.

O Gira-Volei com as suas características desportivas básicas e indispensáveis constitui um meio formativo por excelência estimulando o desejo das crianças em se juntar ao projecto e em especial a obtenção de prazer e êxito no Voleibol.

 

OBJECTIVOS 

 

TÉCNICOS:
Sendo o Voleibol um desporto de grande dinâmica e exigência a nível de deslocamentos e análise de trajectória, a utilização do passe, a única técnica utilizada no Gira-Volei (Nível I) veio permitir que tais capacidades sejam desenvolvidas ao máximo.

Como?

  • Os deslocamentos são desenvolvidos de uma forma natural pela apetência que a criança tem em contactar a bola e a não deixar cair;

  • A análise de trajectórias e a comunicação verbal são incrementadas pela possibilidade de a bola ser sustentada durante mais tempo, aumentando o número de trajectórias de bolas variadas;

  • A criança ao ter apetência para contactar a bola terá necessariamente que se deslocar, melhorando esta capacidade.

​
MASSIFICAÇÃO:
O Gira-Volei tem como grande objectivo levar o Voleibol a todos os cantos do país, mesmo em zonas em que a modalidade não tem representatividade, permitindo desta forma que todos os jovens vivenciem a modalidade suscitando interesse e paixão pela mesma.


EDUCATIVOS:
O Gira-Volei tem como objectivo proporcionar oportunidades para que as crianças e jovens possam viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de auto-disciplina e aprender a cooperar e a competir com lealdade. Ao mesmo tempo fomentar as relações pessoais dos jovens entre si, com os outros centros Gira-Volei, com treinadores, com árbitros e todas as pessoas relacionadas com a sociedade desportiva.


APARECIMENTO DE NOVOS CLUBES:
Este projecto com as suas características procura iniciar as crianças na competição com o intuito de captar e orientar os jovens praticantes para integrarem as equipas dos clubes e essencialmente permitir o aparecimento de outros clubes em locais onde estes não existem.

 

 VANTAGENS​ 

  • Desenvolve o gosto e o hábito pela prática da modalidade

  • Participação em provas organizadas pela FPV

  • Promover o desenvolvimento físico e geral de uma forma equilibrada e harmoniosa

  • Montagem fácil dos Kits de Ar Livre

  • Utilização de qualquer piso sem oferecer perigo ao praticante

  • Entradas gratuitas nas provas organizadas pela F.P.V.

Gira +

​

Este projecto vem dar continuidade ao nível II do Gira-Volei, permitindo que os atletas possam prosseguir com a prática do Voleibol e assim aprender ou aperfeiçoar as técnicas utilizadas no nível II. Tenta orientar os jovens praticantes no sentido de integrarem futuros clubes.

​

 OBJECTIVOS 

  • Dar oportunidade a que mais jovens tenham acesso ao desporto, nomeadamente ao Voleibol 

  • Aumentar ainda mais o número de equipas e de praticantes de Voleibol 

  • Combater a dicotomia litoral/interior e reforçar a divulgação da modalidade em todo o país 

  • Contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso dos jovens, nas facetas física, intelectual, emocional e social, assim como a sua formação cívica 

  • Proporcionar oportunidades para que os jovens possam viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina e persistência e aprender a cooperar e a competir com lealdade 

  • Fomentar a parceria dos pais em projectos desportivos 

  • Iniciar os jovens na competição com o intuito de captar e orientar os jovens praticantes para integrarem as equipas dos Clubes 

  • Criar provas um pouco por todo o país e nos locais mais dispares que se possa imaginar. Do centro agitado das cidades até ao alto das serras. 

  • Fomentar o aparecimento dos clubes para acolher todos os jovens que querem dar uma continuidade à modalidade que tanto gostam

Gira-Praia

​

O Voleibol de Praia, ano após ano, ganhou um lugar nas modalidades mais praticadas no Verão e na Praia. Na realidade, o Voleibol de Praia é uma modalidade que pode ser praticada praticamente durante todo o ano. Assim, e contrariando a actual sazonalidade do Voleibol de Praia em Portugal, a Federação Portuguesa de Voleibol, aproveitando o excelente trabalho realizado com o Gira-Volei, vai projectar aquele que será, no futuro, a base da captação e detecção de talentos desportivos no Voleibol de Praia em Portugal. 


Assim sendo, este projecto Gira-Praia será o primeiro passo para a “profissionalização” do Jogador de Voleibol de Praia em Portugal, isto é, ser jogador de Voleibol de Praia o ano inteiro e não apenas de forma sazonal.

bottom of page